Perguntas Frequentes (FAQ)

URBEM é um software livre para gestão municipal.
O Urbem é licenciado como software livre, sob a Licença Pública Geral (GNU/GPL). O ente interessado poderá utilizá-lo de acordo com a sua necessidade, sem qualquer custo da aplicação.
O produto é oferecido sem qualquer ônus ao município. A CNM não irá efetuar nenhuma cobrança em relação ao software disponibilizado.

O Município, a seu critério, poderá contratar uma empresa para realizar os trabalhos de migração dos dados, implantação do sistema, treinamento de pessoal e suporte técnico operacional. Caso o município disponha de corpo técnico qualificado, estes serviços poderão ser executados pela própria equipe do município. Cada entidade deve avaliar as suas necessidades e recursos humanos disponíveis e então decidir pela forma que melhor se adapte à realidade local.
A CNM irá disponibilizar o software de gestão municipal, denominado Urbem, com integração entre os módulos; disponibilizará também as atualizações exigidas pela legislação; é de responsabilidade da CNM a atualização de tecnologias utilizadas no aplicativo.

É de competência da CNM também manter os manuais de utilização da ferramenta atualizados e em linguagem acessível para os usuários esclarecerem suas dúvidas oriundas da utilização da aplicação.

A CNM não irá oferecer suporte operacional sobre a utilização da aplicação. O suporte somente será prestado para sanar problemas relativos ao aplicativo Urbem.
O município deverá manter equipe técnica própria ou terceirizada para auxiliar seus servidores e para atender as demandas internas oriundas das dificuldades de utilização do aplicativo pelos usuários finais. poderemos esclarecer sua dúvida no  formulário de Contato.

Deverá contratar um data center no mínimo de TIER3 para realização do Hosting e disponibilidade do sistema que terá seu funcionamento em CLOUD (nuvem).

Caso exista qualquer dúvida sobre serviços de Data Center Tier3, poderemos esclarecer sua dúvida no  formulário de Contato.

Os dados, bem como o mantenimento e acesso aos dados são de inteira responsabilidade do município.

O município deverá disponibilizar link de acesso de administração aos serviços para que receba as atualizações, correções ou ajustes de bugs de forma centralizada e automatizada, sempre que disponíveis ou em planejados Road Maps.
O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e da capacidade de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet
Não, é uma responsabilidade do próprio município. O município deverá contratar um data center no mínimo de TIER3 para realização do Hosting e disponibilidade do sistema. Caso exista qualquer dúvida sobre serviços de Data Center Tier3, poderemos esclarecer sua dúvida no  formulário de Contato.
Integrar os setores da administração pública, desburocratizando e automatizando o acesso aos dados, proporcionando acessibilidade e confidencialidade às informações.
Da CNM, desde 2003 a Confederação Nacional de Municípios investe na construção do software de gestão municipal.
Atualmente o SEBRAE. Ele apoia o URBEM através do Projeto de Integração e Institucionalização da Lei Geral na Gestão Municipal.
O Urbem auxilia à administração pública garantindo o acesso a informação pelos cidadãos. É desenvolvido pela CNM com apoio dos municípios, sendo constantemente atualizado. O URBEM é o software tecnicamente escolhido pelo Ministério das Comunicações para ser implantado nos Municípios das Cidades Digitais.
Você deverá se cadastrar no site do URBEM, preenchendo o formulário de acordo com seu perfil.
Portal CNM
Perguntas Frequentes
Copyright © URBEM 2016