Perguntas Frequentes (FAQ)

URBEM é um software livre para gestão municipal.
Software livre é um programa de computador que pode ser instalado e usado sem nenhuma restrição e sem custo na licença de utilização.
O Urbem é licenciado como software livre, sob a Licença Pública Geral (GNU/GPL). O ente interessado poderá utilizá-lo de acordo com a sua necessidade e inclusive modificar a aplicação para atendimento de seus interesses.

O conteúdo completo desta licença pode ser obtido no endereço http://www.gnu.org/.
O produto é oferecido sem qualquer ônus ao município. A CNM não irá efetuar nenhuma cobrança em relação ao software disponibilizado.

O Município, a seu critério, poderá contratar uma empresa para realizar os trabalhos de migração dos dados, implantação do sistema, treinamento de pessoal e suporte técnico operacional. Caso o município disponha de corpo técnico qualificado, estes serviços poderão ser executados pela própria equipe do município. Cada entidade deve avaliar as suas necessidades e recursos humanos disponíveis e então decidir pela forma que melhor se adapte à realidade local.
A CNM irá disponibilizar o software de gestão municipal, denominado Urbem, com integração entre os módulos; disponibilizará também as atualizações exigidas pela legislação; é de responsabilidade da CNM a atualização de tecnologias utilizadas no aplicativo.

É de competência da CNM também manter os manuais de utilização da ferramenta atualizados e em linguagem acessível para os usuários esclarecerem suas dúvidas oriundas da utilização da aplicação.

A CNM não irá oferecer suporte operacional sobre a utilização da aplicação. O suporte somente será prestado para sanar problemas relativos ao aplicativo Urbem.
O município deverá manter equipe técnica própria ou terceirizada para auxiliar seus servidores e para atender as demandas internas oriundas das dificuldades de utilização do aplicativo pelos usuários finais.
Integrar os setores da administração pública, desburocratizando e automatizando o acesso aos dados, proporcionando acessibilidade e confidencialidade às informações.
Da CNM, desde 2003 a Confederação Nacional de Municípios investe na construção do software de gestão municipal.
Atualmente o SEBRAE. Ele apoia o URBEM através do Projeto de Integração e Institucionalização da Lei Geral na Gestão Municipal.
O Urbem auxilia à administração pública garantindo o acesso a informação pelos cidadãos. É desenvolvido pela CNM com apoio dos municípios, sendo constantemente atualizado. O URBEM é o software tecnicamente escolhido pelo Ministério das Comunicações para ser implantado nos Municípios das Cidades Digitais.
Você deverá se cadastrar no site do URBEM, preenchendo o formulário de acordo com seu perfil.
Portal CNM
Perguntas Frequentes
Copyright © URBEM 2016